quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O calçado e o conforto!

Antes de iniciar este post devo admitir que, como a maioria das mulheres, tenho uma enorme paixão por calçado! Adoro chinelos, tênis, sabrinas, pumps, botas, botins, etc etc etc! Enfim se podesse todos os meses comprava mais um par!

Mas não consigo estar bem disposta e feliz se não me sentir confortável com o calçado! Costumamos falar da dor de dentes e de ouvidos, como aquelas dores que não conseguimos estar bem, pois bem para mim posso juntar as dores nos pés!!!

Portanto, uso quase todo o tipo de calçado, mas tendo em consideração algumas características para que me sinta confortável. 

Uma grande parte das pessoas que me procura é por problemas e/ou dores nos pés. A questão que todos me colocam é se podem continuar a utilizar o seu calçado, uns por uma questão estética, outros financeiros e ainda os que por motivos profissionais têm que utilizar um determinado tipo de calçado (por vezes, clássico). Pois bem, em princípio não há problema desde que tenhamos em consideração alguns aspetos, que vos indico de seguida:

  • Se possível que a palmilha do calçado seja amovível, para se possa colocar uma personalizada;
  • Caso, o calçado não tenha a possibilidade de tirar a palmilha, a forma do calçado deve ser mais larga para se poder colocar uma palmilha individualizada;
  • O tamanho ideal de calçado é o tamanho do pé mais 0,5-1cm, dependendo do formato do calçado (exemplo: calçado com a zona dos dedo mais estreita deve dar-se um espaço extra de 1cm);
  • O calçado não pode ser apertado;
  • As solas mais indicadas são as de borracha ou micro (por serem mais amortecedoras);
  • Caso utilize saltos prefira os mais largos;
  • Se utilizar saltos mais altos estes devem ser compensados à frente (sendo que a diferença entre o calcanhar e a zona dos dedos não deve exceder os 4cm);
  • Os chinelos mais indicados são os que têm um formato anatómico (se possível com altura na zona do arco interno);
  • O calçado não deve ser totalmente raso (o calcanhar deve estar ligeiramente mais alto que a parte da frente do pé); 
  • No caso de ter "joanetes" (Hallux Valgus), dedos em martelo ou calosidades na parte superior do pé (zona dorsal) deve escolher calçado com pele extensível nessas zonas.

Espero que estas dicas já sejam suficientes para que se sinta mais confortável no seu quotidiano. 


Abaixo deixo-vos o que hoje tenho calçado: umas sabrinas de tecido bastante confortável com palmilhas personalizadas no seu interior para que sinta todo o meu pé apoiado.


   
                          


Até breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário