quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ortóteses Plantares #1 Desporto

As ortóteses plantares, comummente designadas por palmilhas, mediante o seu objetivo e modo de utilização devem ser elaboradas tendo em conta diversos aspetos. 

Por vezes, as ortóteses plantares são vistas como algo de fácil escolha e execução e é desvalorizado o impacto que estas têm na nossa estrutura músculo-esquelética. Não nos esqueçamos que os pés são a nossa base de sustentação e influenciam diretamente a nossa postura. 


Como estamos em plena fase do EURO 2016, irei abordar as utilizadas para o desporto. Na avaliação realizada ao atleta temos que definir vários aspetos: se são para tratamento de uma lesão, correção mecânica ou conforto, sendo que em qualquer dos casos o primordial objetivo é o de aumentar a performance desportiva. 


De seguida, temos que saber qual o desporto praticado, a frequência, o tipo de piso onde é realizado e o tipo de calçado escolhido para os treinos, e eventualmente competições.

Posteriormente, deve ser realizada uma avaliação pormenorizada ao atleta em que se observa o indivíduo a nível biomecânico e postural (afim de determinar algum desvio existente tanto parado, como a caminhar e eventualmente na prática desportiva), determina-se o nível de força muscular e as amplitudes articulares e observa-se as pressões plantares em estática (parado) e dinâmica (a andar).


Após a recolha de todos estes dados já é possível ao Ortoprotésico determinar quais as características e elementos que devem ser incluídos na ortótese, assim como quais os materiais que devem ser utilizados e em que locais. A escolha e a localização dos materiais é um passos mais importantes pois é necessário dar estabilidade a determinadas estruturas, amortecer impactos e em outros casos fornecer impulso.


Portanto, como podem constatar a compra e utilização de uma palmilha não deve ser vista como algo banal, não se esqueçam que cada pé é um pé, são raras as pessoas que têm dois pés iguais, por isso como é que podem ter duas palmilhas iguais?



Em caso de dúvida, dor ou lesão consultem sempre o vosso médico ou técnico especializado.

Até breve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário