Este é daqueles temas tão complexos que até o título se torna complicado.
Segundo Michael W. Whittle, de uma forma geral, análise corresponde a dados quantitativos, enquanto a avaliação advém de uma observação objetiva e qualitativa de um determinado movimento.
Designo de movimento, porque na realidade o que analisamos e avaliamos é um conjunto de movimentos, seja ele da marcha, corrida, o gesto técnico de um determinando desporto, ou outro simples movimento.
O conhecimento do padrão normal de um movimento é muito importante para se poder prevenir, identificar ou verificar algum desvio que exista e que origine alguma patologia, lesão ou sintomatologia.
Atualmente, já existem laboratórios onde se analisa quantitativamente estes padrões de movimento quer para a área de investigação, como diagnóstico clínico, apoio à decisão para prescrição de tratamento e de dispositivos (ortóteses e próteses), reabilitação, auxiliar para aumento de rendimento desportivo e ainda por exemplo para realizar os desenhos animados!
Devo referir que esta é das área de estudo que mais me interessa e fascina! Tenho a certeza que esta ferramenta é fundamental para o meu trabalho: para determinar e apoiar na decisão da melhor solução, do design mais adequado, quais os materiais a utilizar e sobretudo ter os dados quantitativos que me permitem criar um histórico e verificar a evolução do cliente/ paciente.
De seguida deixo-vos alguns vídeos e links de exemplos de laboratórios onde se estuda o movimento.
Até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário