Atualmente estamos perante uma "nova moda": correr, ou se preferirem, o running.
Sempre pratiquei desporto e quando fui para a faculdade inscrevi-me num ginásio, onde fazia sobretudo exercícios de musculação. Apesar de sempre ter praticado desporto nunca gostei de fazer cardio (o que é errado). Ao longo dos anos fartei-me de estar fechada num ginásio a "fazer máquinas", mudei para um ginásio que tinha mais aulas de grupo, no entanto, também não sou grande adepta. Então decidi começar a praticar desporto no exterior! Comecei a correr e sinceramente estou a tomar o gosto, é uma vontade constante de ultrapassar limites. Atenção, não corro praticamente nada, mas temos que começar por algum lado e o fundamental é ter paciência e não desistir!!!
Todos os dias somos inundados com informações sobre qual o tipo de passada que temos, quais os melhores calçados (para supinadores, pronadores ou neutros), as palmilhas mais adequados, roupa, entre outros.
Relativamente à minha área ouve-se, lê-se e vê-se demasiada (des)informação.
Não é numa publicação que conseguirei falar sobre tudo o que gostaria e da forma que gostaria, assim sendo, prefiro falar dos diversos assuntos separadamente, para poder descrevê-los mais detalhadamente.
Hoje falarei somente na importância da escolha adequada do calçado e das palmilhas.
Calçado
As forças de impacto na corrida sobre todas as estruturas músculo-esqueléticas é muito grande comparativamente ao caminhar, aproximadamente 4 vezes o peso do corpo do atleta. Assim, mediante o tipo de terreno, as distâncias que se percorre, como se corre (tipo de passada e postura de todo o corpo), peso corporal e as lesões anteriores, é necessário escolher o modelo que mais se adequa a si. De salientar que o calçado tem um tempo útil de vida, quando este se encontra com desgaste na sola e na sua estrutura é essencial trocar de calçado, caso contrário o risco de ocorrerem lesões é muito grande.
A utilização de calçado adequado reduz em 50% a probabilidade de ocorrerem lesões.
Palmilhas Ortopédicas
As palmilhas que vêm com o calçado desportivo não têm características de amortecimento e estabilidade específicas para cada utilizador, pelo que é essencial usar palmilhas ortopédicas feitas por medida que tenham em conta as suas características músculo-esqueléticas e biomecânicas. De referir, que cada pé tem, na sua generalidade, características diferentes, assim as palmilhas que se podem comprar em lojas de desporto, ortopedias e farmácias que são pré-fabricadas não são as mais adequadas. Atenção, que existem locais que fazem palmilhas por medida para melhorar a distribuição de forças, no entanto, estas são simplesmente anatómicas, isto é, têm a configuração dos pés do utilizador mas não apresentam características que retifiquem ou previnam movimentos inadequados (como no caso de pés pronadores/ supinadores ou valgismo/varismo,...).
Portanto, é muito importante e fundamental aconselhar-se com técnicos especializados sobre qual o calçado e as palmilhas mais adequadas ao seu perfil.
Faça uma boa escolha e experimente ir correr!!!
Até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário