terça-feira, 26 de abril de 2016

Andar, Caminhar, Passear, ...

A primavera já começou, no entanto, tal como o provérbio diz "abril águas mil" e só agora, já no final do mês, é que parece que o sol começa a espreitar e o calor a sentir-se. 

Nestes dias já se começa a ver mais pessoas nas ruas, paradões, circuitos de exercício e praia a caminharem. Uns simplesmente em passeio e outros como forma de exercício físico. 
O caminhar é fundamental e faz bem a todos! Torna-nos mais saudáveis e diminui o risco de doenças cardiovasculares, entre outras. 



É muito importante caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia. Os dias já estão mais longos, pelo que aproveite e vá passear um pouco, nem que seja dar uma volta ao quarteirão da sua casa. 


No entanto, são muitas as pessoas que vêm ter comigo porque gostavam muito de dar os seus passeios ou corridas e por algum motivo (ex.: uma lesão ou dores) que neste momento os impede. De facto já se torna "clichê" ouvir-se/ ler-se que os nossos "pés são a nossa base de sustentação", o que é verdade! Mas eu acrescento que as nossas pernas e tronco são as nossas vigas e todos os nossos sistemas o nosso motor! 
É portanto fundamental conhecermos o nosso corpo por um todo e cuidá-lo, porque basta existir uma falha que tudo o resto se vai alterar de forma a  que haja uma compensação para "reequilibrar".


O simples gesto de caminhar implica a ativação de todo o nosso corpo, por isso é importante conhecer a forma como anda (como posiciona e movimenta os pés, pernas, tronco, braços e cabeça).  Por vezes, a simples alteração de calçado ou palmilhas é suficiente para alterar a forma como caminha e permite que consiga andar mais tendo o mesmo gasto energético que tinha anteriormente. 



Por exemplo: se tem dores na zona metatársica (ossos que se encontram na parte da frente do pé - antes dos dedos - que estão em contacto com o chão ou calçado), se utilizar um calçado que não seja justo nessa zona e que tenha uma sola mais espessa permite que "não sinta tanto a calçada", diminuindo as dores e facilitando o andar. Ou então, pode optar por caminhar na praia na zona da areia molhada! 





Aproveite o bom tempo e caminhe o que lhe for possível!


Até breve. 


Sem comentários:

Enviar um comentário