Este é um daqueles temas que julgamos tratar-se de um método que agora está na moda, mas a verdade é que este método já existe desde 1979. A marca original é o Kinesio® Taping, contudo ao longo das últimas décadas são diversas as marcas que se têm vindo a instalar no mercado.
O método de Kinesio® Taping é mais uma ferramenta para auxiliar e facilitar o processo de recuperação. Este método fornece apoio e estabilidade aos músculos e articulações, no entanto, permite que estes realizem os graus de movimento corretos, uma vez que atua ao nível do sistema somatosensorial.
Imagem 1 - www.kinesiotaping.com |
Esta técnica de reabilitação, utilizada em complemento aos tratamentos prescritos pelo médico, e à utilização de ortóteses é uma importante ferramenta para uma rápida e adequada recuperação.
São diversas as patologias em que pode ser utilizado este método. No entanto, é fundamental uma correta avaliação do paciente, para se escolher qual o tipo de técnica corretiva a ser utilizada (mecânica, funcional, espaço, fáscia, ligamento/tendão ou linfática).
Imagem 3 - Pé Pendente |
Imagem 4 - Estabilidade da rótula |
O problema que temos vindo a observar é que como a compra dos rolos de tape pode ser feita numa farmácia, ortopedia ou loja desportiva, os utentes aplicam a eles próprios ou solicitam a outra pessoa para colocar. No entanto cada técnica utilizada pressupõe a aplicação do tape com determinada tensão e corte, assim como a colocação deverá obedecer a uma orientação especifica.
Por exemplo, se colocamos o tape de distal para proximal (de baixo para cima) ou o inverso vai pressupor uma facilitação ou inibição muscular.
Até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário