Voltemos a este assunto tão recorrente.
Como referi na publicação anterior, o grande problema dos entorses são as recidivas. A maioria das recidivas devem-se ao tratamento inadequado.
Para que possamos indicar o tratamento adequado temos que saber qual o grau de gravidade:
- Grau I (leve) - ocorre estiramento/ distensão e as lesões que ocorrem nos ligamentos são microscópicas;
- Grau II (moderado) - ocorre um estiramento mais severo o que origina uma ruptura parcial dos ligamentos (ruptura de 40 a 50% das fibras);
- Grau III (grave) - ocorre um estiramento grave que leva a uma ruptura completa do(s) ligamento(s).
Portanto os sinais e sintomas vão variar consoante o grau de gravidade:
- Grau I (leve) - apresenta uma dor ligeira ou desconforto e instabilidade, mas consegue caminhar;
- Grau II (moderado) - tem dor, instabilidade na articulação, apresenta edema, hematoma (na face lateral imediatamente à frente do tornozelo que pode alastrar-se até aos dedos) e incapacidade de caminhar (com a ponta do pé);
- Grau III (grave) - a dor é intensa, para além do edema e do hematoma (face lateral, dorso e dedos) apresenta também deformidade e não consegue caminhar nem colocar o pé no chão.
Em qualquer das situações, sugere-se que nas primeiras 48 a 72h após a lesão o paciente descanse e evite caminhar ou estar muito tempo em pé, no caso de ser necessário caminhar, utilize canadianas (estas devem estar ajustadas à sua altura e solicite que o ensinem a caminha, subir e descer escadas). Deve-se também aplicar gelo (colocando uma toalha entre a pele e o gelo) durante 20 minutos, várias vezes ao dia. Para diminuir o inchaço deve-se-á elevar, sempre que possível o membro afetado. E por fim, a utilização de uma ortótese para controlar o edema, instabilidade e dar segurança e conforto ao utilizador.
http://www.atletesplus.com/ |
http://www.fisioterapiaparatodos.com/ |
Relativamente às ortóteses que podem ser utilizadas em cada grau após este período de 3 dias, são diversas, existem várias no mercados, mas cada tipo é constituída por características diferentes que as tornam mais indicadas para cada situação, de seguida apresento um exemplo para cada grau:
Grau I
http://www.medi.pt/ |
Grau II
www.orliman.com |
Uma solução muito eficaz para a redução do edema é o Kinesio® Tape. Este tipo de técnica tem vindo a popularizar-se nos últimos anos, no entanto, já tem várias décadas de existência. A forma como se aplica, a tensão dada ao tape e o tipo de corte do tape vai influenciar a área afetada. Por esse motivo, deve procurar um técnico certificado para lhe fazer a aplicação correta.
www.fisioterapiaparatodos.com |
Sempre que faça um entorse é muito importante dirigir-se ao seu médico para que este possa fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado ao seu grau de entorse. Por vezes, os médicos também verificam a necessidade de prescrever fármacos.
Até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário